RECEITAS

IOGURTE VEGANO


Este é o resultado de algumas tentativas de conseguir um yogurte vegano gostoso e com a cremosidade do yogurte tradicional tipo grego. Testei varias receitas e nunca encontrei nada que eu tenha realmente gostado, não apenas pelo sabor, mas pela consistência.Então decidi aventurar e fui testando esta ideia ate conseguir o ponto ideal e um resultado tão bom que eu possa compartilhar com vocês. Muito simples de fazer e não precisa de yogurteira. Poucos ingredientes e a técnica aplicada tornam possível este resultado. Esta receita foi aprovada por muitas pessoas que já experimentaram. Se você gosta de yogurte, vale a pena fazer também.


 
  

INGREDIENTES

  • 1 xicara de amêndoas cruas sem pele
  • agua filtrada o suficiente para demolhar as amêndoas
  • mais ou menos meia xicara de Rejuvelac para fermentar


PREPARO

Lave e enxague as amêndoas. Coloque em um recipiente de vidro e cubra com agua filtrada. Tampe e leve a geladeira por pelo menos 12 horas. No intervalo de 6 ou 8 horas, escorra a agua e cubras as amêndoas novamente com agua filtrada nova. Passado este tempo, escorra a agua e coloque as amêndoas hidratadas no liquidificador. AcrescenteRejuvelac até conseguir bater. Continue acrescentando rejuvelac aos poucos ate conseguir um creme bem lisinho. 

Não coloque muito rejuvelac de inicio, o ideal e ir batendo aos poucos e verificar a consistencia.

Eu coloquei um pouco mais de meia xicara de Rejuvelac. Controlei a consistência porque queria obter um yogurte bem cremoso tipo grego. Ficou exatamente como eu queria.Depois de bater bem e conseguir o creme lisinho, coloque o conteúdo todo em um recipiente de vidro para fermentar. Tampe com um papel toalha e coloque em um local protegido onde não tenha luz. Pode ser em algum canto do balcão da sua cozinha.

Muito cuidado para não encher demais o recipiente onde vai colocar o yogurte. Lembre-se de que vai fermentar e pode aumentar de tamanho e ate borbulhar. Deixe um espaço para que isto aconteça. Veja a foto abaixo. 





Deixe o seu yogurte fermentando por dois dias. Na realidade eu acho que dois dias é o tempo ideal para se obter sabor e consistência de yogurte. Caso você preferir um sabor mais suave, verifique como está no dia seguinte. Se estiver do seu agrado, está pronto para usar.

Eu testei de varias formas e tempo também, mas o melhor resultado eu obtive com dois dias de fermentação. Isto varia muito do gosto de cada um. Algumas pessoas fizeram e me escreveram dizendo que com apenas um dia de fermentação, estava pronto para o gosto delas. Por isto eu recomendo que depois de um dia de fermentação, você experimente para ver se está cremoso e com o sabor de yogurte que lhe agrade.

Veja na foto abaixo a cremosidade do yogurte depois de dois dias.




Este era o ponto que eu desejava e fiquei muito satisfeita com o resultado final. O sabor e impressionante, muito parecido com o yogurte convencional. 




Você vai notar que se forma um soro no fundo do recipiente durante o processo de fermentação. Ou seja, a parte solida sobe e o soro fica no fundo. Caso desejar, pode misturar tudo e vai obter um yogurte mais liquido. Se preferir um yogurte bem cremoso tipo grego, remova com cuidado  a parte cremosa e use o soro para outra coisa  tipo vitamina com frutas ou molho para salada.
Use um recipiente de vidro com tampa para guardar o yogurte na geladeira depois de remover a parte solida.

A foto abaixo mostra como ficou o soro no final depois que eu removi a parte cremosa. Era um liquido bem clarinho e transparente, um soro mesmo, depois que eu comecei a mexer para remover o solido, este soro meio que se misturou e ficou bem assim. 





Está pronto o delicioso yogurte que depois de gelado pode ser preparado da maneira que você preferir. Eu fiz para demonstrar para vocês um yogurte com ameixas pretas que é um dos que eu mais gosto, e que tinha muita vontade de comer. 



Você pode adicionar frutas frescas como morango, banana, manga, granola, outro tipo de frutas secas e tudo o que mais a sua imaginação e gosto permitir.



PREPARO DO YOGURTE DE AMEIXAS


Você vai precisar de ameixas secas na quantidade que desejar. Eu peguei um punhado, uma mão cheia. Enxague rapidamente em agua filtrada e coloque em um recipiente de vidro. Coloque com agua filtrada apenas o suficiente para cobrir as ameixas. Tampe e leve a geladeira. Eu fiz de noite e deixei de molho até o dia seguinte. Não é necessário tanto tempo de molho, mas no meu caso eu queria as ameixas bem hidratadas e macias para que meu yogurte ficasse cremoso.

Esta técnica de hidratação de frutas secas e fantástica. Uma excelente alternativa para comer um doce sem açúcar. O resultado final da fruta hidratada e uma linda calda que se forma apenas com a agua que foi utilizada, e fica perfeito e bem docinho somente com o açúcar natural da fruta.




Depois disto, remova as ameixas e corte no tamanho desejado e misture ao yogurte. Não precisa mais nada, ficou bom demais e eu matei meu desejo de comer yogurte de ameixas!





RECEITA CRIADA E DESENVOLVIDA POR LORI ELLIS.
SE VOCE QUISER COMPARTILHAR, POR FAVOR POSTE O LINK DA RECEITA NO BLOG EM RESPEITO AO TRABALHO QUE EU TENHO EM CRIAR, PREPARAR, FOTOGRAFAR E EDITAR AS RECEITAS.
 OBRIGADA!


Hamburger de legumes / vegburger
Ingredientes:
• 1 batata cozida; 
• 1 cenoura;
• 1 abobrinha;
• temperos a gosto: sal, salsinha, orégano, cúrcuma, curry, hortelã picada etc.

Rale a cenoura e a abobrinha, amasse a batata e misture com os temperos. Polvilhe farinha de mandioca e misture novamente; se precisar, polvilhe também farinha de trigo sem gluten (verifique a umidade dos legumes). Molde em formato de hamburger. Se desejar pode empanar com farinha para empanar sem gluten. Pode fritar, grelhar ou assar!

Feijoada de legumes
½ kg de feijão (azuki ou outro feijão – de preferência orgânico)
1 cenoura cortada em cubinhos
1 chuchu cortado em cubinhos
1 beringela pequena cortada em cubinhos
1/6 de uma couve flor picada
1/6 de um brócolis americano picado
1 abobrinha pequena cortada em cubinhos
1 batata pequena cortada em cubinhos
Temperos e sal a gosto

Cozinhe o feijão com os temperos e o sal em panela de pressão. Cozinhe à parte a cenoura e quando esta estiver quase cozida, acrescente todos os outros ingredientes para cozinhar junto. Depois coloque tudo na panela de pressão e misture. Sirva com arroz integral ou sete grãos.

Leite vegano sem lactose
Ingredientes:
• um copo de água;
• um punhadinho de grãos a gosto: castanhas do-pará ou de caju, amendoim, gergelim, nozes, avelãs...

Bata bem no liquidificador, coe e adoce apenas se quiser. Dica para coar o leite: saquinho para lavar roupas delicadas em máquina de lavar, compre um apenas para essa finalidade. Ou então meio metro de voal.   Sirva gelado ou quente, puro, com chá, ou ainda batido com frutas: morangos, banana, pera, mamão... Importante: não ferva o leite vegetal, ele coagula. Vantagens: não causa reações alérgicas, é um leite encorpado, cremoso, riquíssimo em vitaminas e você pode ter um leite fresquinho a qualquer hora! 

Macarão oriental vegano
Ingredientes:
• 1 pacote de macarrão de feijão ou arroz (leia o rótulo e evite os conservantes)
• 1 xícara de cogumelos shitake
• 1 cenoura crua ralada ou 1/2 xícara de brócolis picado fininho
• óleo de gergelim para fritar 
  
Pique os cogumelos em tirinhas, refogue em óleo de gergelim. Ferva o macarrão em água quente por alguns instantes, escorra-o depois que estiver macio, dê uma lavada em água fria para não grudar. Numa panela maior, ponha óleo de gergelim e dê uma fritada no macarrão, juntando os demais ingredientes. Sirva com salada crua verde.

Maionese de legumes sem ovos
Ingredientes:
• uma batata média cozida;
• uma cenoura pequena cozida;
• um terço de xícara de água ou leite vegetal;
• meia colher de sal; 
• meio copo de óleo vegetal 

No liquidificador, coloque a batata, cenoura, água, sal, e ligue o aparelho. Mantendo ligado, vá adicionando um fio de óleo até dar o ponto desejado da maionese. Guarde em vidro fechado na geladeira. Dica de receita: junte legumes variados cozidos e picados como batata, cenoura, vagem, adicione tomate fresco e salsinha picadinhos, e também um refogado de cebola e alho. Misture tudo e decore a gosto.

Manjar de coco com calda de ameixa
 Ingredientes:
• 1/2 litro de leite caseiro de castanhas, arroz ou outro leite vegetal
• 1/2 litro de leite de coco (para fazer caseiro: bata no liquidificador meio litro de água morna com pedaços de coco seco, 1/3 do coco é suficiente, ou 300g. de coco ralado, coe e está pronto o leite de coco caseiro, delicioso, fresquinho e natural)
• 1 copo de coco ralado
• 1 copo de açúcar (use o açúcar demerara – orgânico)
• 1 copo de amido de milho
   
Dissolva o amido de milho no leite, leve tudo numa panelinha ao fogo, mexa sempre até engrossar, depois que começar a engrossar, continue mexendo por mais 1 minuto. Para esfriar na hora, ponha essa panelinha em outro recipiente maior com água gelada, mexa de vez em quando para não formar película em cima; vá adicionando gelo à água quando necessário.
   
Calda: bata no liquidificador 4 ameixas com 1 copo de água, despeje numa forma, coloque a mistura do manjar por cima, leve à geladeira para gelar. Sirva desenformado e decorado com ameixas.

Massa de pizza sem gluten
Ingredientes
• 1 copo de água
• 1 colher e 1/2 de açúcar
• 2 colheres e 1/2 de fermento para pão
• 2 colheres de óleo
• 3 copos de farinha sem gluten
• 1 colher de sal

Adicione o fermento à farinha e deixe descansar por 10 minutos. Após, adicione os ingredientes restantes e sove por 10 minutos. Deixe descansar por 10 minutos. Sove por 1 minuto e estique em formato de disco de pizza. Fazendo esse processo com paciência, a massa ficará bem levinha e crocante.

Bife de lentilha
·         250 gramas de lentilha cozida
·         Farinha sem gluten para dar liga
·         Sal e temperos a gosto
·         Óleo de gergelin para untar a frigideira
Cozinhe a lentilha com todos os temperos e sal a gosto, escorra um pouco o caldo (reserve, pois você pode usar para fazer uma sopa ou cozinhar algum outro alimento) e misture a farinha sem gluten até dar liga e você conseguir fazer um bolinho que não desmanche na sua mão. Amasse cada pequena porção em formato de bife, unte a frigideira com óleo de gergelim e deixe dourar dos dois lados.

Nuggets veganos

• 1 batata, 1 cenoura cozidas, 1 xícara de brócolis picadinho ou moído no liquidificador; arroz ou feijão amassado, sal e tempero a gosto, trigo sem gluten para dar liga

Misture os ingredientes, dê o formato desejado - nuggets ou croquetes - frite ou asse no forno.

Pão-sem-queijo Vegan
Ingredientes:
• 3 batatas em purê;
• 300 g. de polvilho azedo;
• 1/2 copo de óleo (evite usar óleo de soja ou de milho; os óleos de linhaça e gergelim são os melhores);
• 1/2 copo de água morna;
• 1 colher de sal.

Misturar tudo e fazer pequenas bolinhas. Dispor as bolinhas na fôrma de modo a não grudarem umas nas outras. Assar em forno médio por aproximadamente 10 minutos; não precisa untar a fôrma. Delícia!

Pão vegano
Ingredientes:
• 800 gramas de farinha de trigo sem gluten
• 1 sache de fermento biológico
• 1 colher de sal, 1 colher de açúcar (prefira o açúcar demerara)
• 1 fio de óleo (de gergelim ou linhaça)
• água morna

Misture o fermento a farinha de trigo, sal e açúcar. Adicione o fio de óleo e aos poucos a água morna, até dar ponto de uma massa moldável. A massa tem de ficar boa de se trabalhar. Não precisa sovar muito. Agora use sua criatividade, você pode rechear, adicionar grãos diversos como aveia, linhaça, etc. Ah! Antes de assar, deixe descansando em local fechado e sem passagem de ar por meia hora, a massa tem de crescer antes de ir ao forno.

Torta crudívora do Mitchell
Ingredientes: 
• 1 xícara de castanhas-do-pará
• 1 xícara de nozes
• 1 xícara de ameixas secas ou uvas passas
• 1 colher de óleo de coco
• 1 pitada de sal

Bater tudo no liquidificador até a massa ficar homogênea. Molde numa fôrma amassando com as mãos. 

Recheio:
• 1 mamão papaya
• 1 manga

Bata as frutas no liquidificador e despeje sobre a massa. Decore com frutas frescas ou secas, folhas de hortelã e nozes trituradas. Mantenha na geladeira.

Torta salgada
Ingredientes:
• 3 xícaras de farinha de trigo sem gluten
• 2 xícaras de água
• 1/2 xícara de óleo de gergelim ou linhaça
• 1 colher de fermento em pó
• sal a gosto e temperos que preferir: gengibre ralado, salsinha, orégano, pimenta do reino, açafrão, curry (para dar uma cor)

Misture todos os ingredientes da massa. Use o recheio que preferir: legumes, tomate, ervilhas, espinafre etc. Unte uma fôrma pequena, coloque metade da massa, despeje o recheio, cubra com a outra metade. 30 minutos de forno médio e está pronta.

Macarão oriental vegano
Ingredientes:
• 1 pacote de macarrão de feijão ou arroz (leia o rótulo e evite os conservantes)
• 1 xícara de cogumelos shitake
• 1 cenoura crua ralada ou 1/2 xícara de brócolis picado fininho
• óleo de gergelim para fritar 
  
Pique os cogumelos em tirinhas, refogue em óleo de gergelim. Ferva o macarrão em água quente por alguns instantes, escorra-o depois que estiver macio, dê uma lavada em água fria para não grudar. Numa panela maior, ponha óleo de gergelim e dê uma fritada no macarrão, juntando os demais ingredientes. Sirva com salada crua verde.

Legumes empanados
·         Legumes de sua preferência: berinjela, abobrinha, brócolis, couve flor etc
·         200 gramas de farinha sem gluten
·         Sal e temperos a gosto
·         Água ou leite vegetal (de castanha, de arroz etc)
·         Óleo de gergelim para fritar (ou outro óleo vegetal - mais natural possível)
Cozinhe ao dente pedaços médios de berinjela, abobrinha, brócolis, couve flor e/ou outro legume de sua preferência com sal e temperos a gosto.
No liquidificador: bata 200 gramas de farinha sem gluten com um pouco de água ou leite vegetal, sal e temperos (vá colocando o líquido aos poucos até dar liga de massa de panqueca).
Depois mergulhe cada pedaço de vegetal cozido na massa batida no liquidificador e frite (use pouco óleo)
Escorra com a escumadeira e coloque em papel tolha para ficar sequinho.

Panqueca vegan salgada

Massa
·         200 gramas de farinha sem gluten
·         Sal e temperos a gosto
·         Água ou leite vegetal (de castanha, de arroz etc)
·         Óleo de gergelim para untar a frigideira (ou outro óleo vegetal - mais natural possível)
No liquidificador: bata 200 gramas de farinha sem gluten com um pouco de água ou leite vegetal, sal e temperos (vá colocando o líquido aos poucos até dar liga de massa de panqueca).

Recheio:

Você pode rechear com o que quiser, nossa sugestão: repolho cortado fininho, cenoura ralada, espinafre, tomate e batata cozida picadinha – refogue tudo com sal e temperos a gosto e recheie as panquecas.

Molho:
Faça um molho de tomate caseiro (basta bater no liquidificador alguns tomates com água, sal e temperos a gosto, depois coar e ferver)

Depois das panquecas prontas, arrume tudo em um recipiente, coloque o molho por cima e leve ao forno.

Panqueca vegan doce

Massa
·         200 gramas de farinha sem gluten
·         2 colheres de açúcar demerara
·         leite vegetal (de castanha, de arroz etc)
·         Óleo de gergelim para untar a frigideira (ou outro óleo vegetal - mais natural possível)
No liquidificador: bata 200 gramas de farinha sem gluten com um pouco de leite vegetal e o açúcar demerara (vá colocando o leite vegetal aos poucos até dar liga de massa de panqueca).

Recheio:

Você pode rechear com o que quiser, nossa sugestão: morangos com banana, canela e calda de agave (amasse a banana, misture com os morangos, um pouco de canela em pó e uma colher de calda de agave – orgânica).

Arrume as panquecas em um recipiente e coloque um pouco de calda de agave por cima das panquecas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário